O setor dos transportes englobava, em 2015, cerca de 16 mil empresas, 4% do total das empresas que operam em Portugal, numa diminuição de 0,6 pontos percentuais face a 2011, período comparado pelo Banco de Portugal (BdP).

Num estudo divulgado esta segunda-feira pela Central de Balanços do Banco de Portugal sobre o setor dos transportes, é referido que, em 2015, esse segmento englobava 3,4% do volume total de negócio das empresas, num aumento de 0,2 pontos percentuais, não havendo alterações significativas no total de trabalhadores ao serviço destas empresas.

Na repartição do setor por segmentos de atividade económica, destacava-se o peso dos transportes terrestres: 98% das empresas dos transportes pertenciam a este segmento, o qual representava 60% do volume de negócios e 88% do número de pessoas ao serviço”, é referido.

Já os transportes aéreos representavam apenas 0,5% das empresas do setor, mas agregavam, em 2015, “35% do volume de negócios e 11% do número de empregados do setor”.

Por classes de dimensão, 91% das empresas eram microempresas e as pequenas e médias empresas (PME), “representativas de 9% das empresas do setor, agregavam a maior parcela do número de pessoas ao serviço e do volume de negócios (42% em ambos os casos)”.

A Central de Balanços do BdP é uma base de dados de informação económica e financeira sobre as empresas não financeiras portuguesas e contém informação a partir da qual é desenvolvida investigação económica e financeira. Através da Central de Balanços, o BdP proporciona às empresas um conjunto de informação útil para a gestão e o enquadramento no respetivo setor de atividade económica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR