Um novo livro, a ser publicado em setembro, afirma que o rei emérito de Espanha, Juan Carlos I, de 79 anos, teve cerca de 5.000 amantes ao longo da sua vida. A já polémica obra Juan Carlos I: o rei das 5.000 amantes é assinada por Amadeo Martínez Inglés, um coronel aposentado que na biografia não oficial escreve que o rei tinha um fascínio por “belas vedetas” mas também por “mulheres modestas”, lê-se no jornal El Español.

São muitos os encontros românticos de Juan Carlos descritos de forma detalhada pelo autor, que percorre o currículo amoroso do rei emérito desde os seus 16 anos, aquando da sua primeira conquista, até ao caso mais recente, conhecido do público em geral, com Corinna zu Sayn-Wittgenstein. O coronel chega a escrever sobre os aventuras de Juan Carlos quando estava na Academia General Militar de Saragoça, entre setembro de 1955 e 1957, período em que saía todos os fins de semana com um grupo de amigos para participar em festas privadas e “praticar sexo com amiguinhas circunstanciais”.

O autor — figura de alguma controvérsia em Espanha, tendo já sido multado por difamação contra Juan Carlos e autor de livros como Juan Carlos I: O último Borbón — dá conta ainda de que o ditador Franco montou um rede de espiões para ficar a par do que o rei fazia na sua juventude. Desse trabalho terão resultado vários relatórios sobre as suas relações amorosas. O jornal El Español cita o autor, que refere que chegaram a ser registados 332 encontros sexuais.

Há também referências a Liliane Sartiau, com quem o rei terá tido encontros esporádicos durante um período de dez anos, e dos quais resultou uma alegada filha, Ingrig Sartiau, que tentou provar que o monarca espanhol era seu pai — apesar das provas, que incluíam um teste de ADN, a investigação foi arquivada. Coisa semelhante aconteceria também a Albert Solé Jiménez.

As muitas relações amorosas continuaram mesmo após o casamento real com Sofia. Segundo o autor, já o rei estava casado e conseguia ter 10 amantes em simultâneo, encontros para os quais se deslocava para sítios luxuosos fora de Madrid, fossem quintas rurais ou hotéis de luxo, com o meio de transporte mais utilizado a ser o helicóptero.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR