Não há muitos automóveis convencionais que se possam gabar de alcançar uma velocidade máxima de 350 km/h. Apesar disso, a Lucid Motors não estava satisfeita com esse registo alcançado, há cerca de três meses, pelo seu primeiro modelo, o Air. E decidiu meter mãos à obra para ver até onde seria capaz de chegar essa unidade muito especial do seu automóvel eléctrico, denominada Air Alpha.

Desta feita, a empresa com sede na Califórnia regressou à oval de alta velocidade para efectuar uma nova bateria de testes, nomeadamente para avaliar o desempenho dos pneus. Mas com um “pormenor” decisivo na configuração do veículo: a supressão do limitador de velocidade, de modo a avaliar a sua performance a (ainda mais) alta velocidade. De recordar que, em Abril passado, o Air Alpha não só montava uma gaiola de segurança, e várias ajudas aerodinâmicas e um pára-quedas para garantir a sua imobilização caso necessário, como o software do sistema limitava a velocidade máxima a 350 km/h.

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Uma vez que nesses testes as expectativas foram rapidamente superadas, com o limitador a ser atingido ainda a mais de três quarto do final da oval, deixando mais do que espaço para travar, a Lucid não demorou muito a decidir-se por nova ronda de testes. E logo na sua primeira volta, o piloto registava uma velocidade máxima de nada menos do que 378,90 km/h – uma marca que só um punhado de superdesportivos com motores térmicos é capaz de alcançar!

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Segundo a Lucid, o Air Alpha lidou na perfeição com o feito, mostrando-se sempre estável, o que é perfeitamente comprovado pelo filme do evento. Para isso muito terá contribuído a actualização do software de gestão da suspensão pneumática, que alcançou os resultados esperados, em especial em curva. Ao passo que os níveis térmicos dos motores, nomeadamente o dianteiro, também se mantiveram dentro dos padrões esperados.

Mas desenganem-se os que poderiam pensar que, com um registo deste calibre, a Lucid Motors iria ficar por aqui. Como a própria refere em comunicado, os 378,90 km/h “podem ter sido a velocidade máxima alcançável no dia do teste, nas condições em que este foi realizado, e no actual estágio de desenvolvimento do Air Alpha, mas não é a velocidade máxima definitiva para o Lucid Air de produção”.