A primeira-ministra Theresa May suspendeu uma deputada do Partido Conservador depois de ter feito declarações consideradas racistas. Anne Marie Morris discutia a forma como os serviços financeiros do país seriam afetados com a saída do Reino Unido da União Europeia, numa reunião com eurocéticos. A dada altura, usou a expressão “nigger in the woodpile“.

Depois de dizer que apenas 7% dos serviços financeiros do Reino Unido seriam afetados pelo Brexit, afirmou: “Tenho a certeza de que haverá muitas pessoas que a questionar isto, mas peço que olhem para o detalhe, isto não são só desgraças e tristezas”. Depois disso, afirmou que o verdadeiro “nigger in the woodpile” era saber o que aconteceria se as negociações do Brexit não acabassem com um acordo.

A expressão “nigger in the woodpile“, originalmente usada no século XIX, referia-se a escravos do Sul dos Estados Unidos que tinham de se esconder enquanto procuravam fugir para o Norte para alcançarem a liberdade. É utilizada como uma metáfora para descrever um facto oculto ou um problema.

A deputada conservadora reagiu e já disse que as declarações foram “totalmente não intencionadas”.

Peço desculpa por qualquer ofensa que possa ter causado”, disse Anne Marie Morris.

A primeira-ministra Theresa May considerou que deve “ser sempre assegurada a linguagem mais apropriada em todos os momentos”.

Fiquei chocada ao ouvir esses comentários, que são completamente inaceitáveis. Pedi imediatamente a suspensão da deputada. Linguagem como esta não tem absolutamente lugar na política nem na sociedade de hoje em dia”, disse May.

Os comentários vieram na sequência do lançamento de um relatório para o futuro do setor financeiro do Reino Unido depois do Brexit e foram revelados pelo Huffington Post. As declarações levaram ainda à condenação da deputada por parte de vários outros parlamentares, tanto do mesmo partido, como da oposição. A condenação foi geral e os membros pressionaram May para que condenasse a situação com medidas severas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Heidi Allen, deputada conservadora, disse no seu Twitter que receava “que uma desculpa não seja suficiente”. “Temos de mostrar tolerância zero ao racismo. Os membros do parlamento têm de dar o exemplo”, disse,

Chuka Umunna, do Partido Trabalhista, diz-se “sem palavras” para aquilo que ouviu da deputada. Tulip Siddiq, também do Labour, incitou May a tomar uma “ação apropriada”.

Anne Marie Morris é deputada por Newton Abbott, em Devon, desde 2010. Esta suspensão vai afetar a fraca maioria conservadora na Câmara dos Comuns, reduzindo-a para apenas 12 deputados, mesmo com o apoio do Partido Unionista Democrático.

Em 2008, aconteceu um episódio semelhante, com um porta-voz do Partido Conservador. Na altura, o deputado pediu desculpa por ter usado o mesmo termo numa frase na Câmara dos Lordes e não foi demitido.