O corpo também tem um sistema natural de ar condicionado, ou a forma de regular a sua própria temperatura e refrescar quando sente calor — o suor. Mas é esse mesmo suor que nos transforma em esponjas pegajosas ambulantes e que nos faz derreter a maquilhagem. Claro que podíamos simplesmente ficar em banhos no mar o dia todo e avisar o patrão que fechámos a loja por avaria no termostato mas, regressando à realidade, temos mesmo de sair de casa, conduzir com 40 graus no carro, partilhar o escritório com mais esponjas pegajosas e olhar para o espelho de bolso de cinco em cinco minutos para ter a certeza que ainda não temos a maquilhagem a escorrer.

Agora que já chamámos a sua atenção com este primeiro parágrafo dramático, temos algumas dicas úteis e à prova de calor para sobreviver até no meio do deserto.

Antes da maquilhagem…

Se é daquelas que mal se senta sob a luz da mesa de maquilhagem já está a suar, então tem de parar de o fazer. Mais vale sentar-se à janela com a ventoinha na sua direção para se manter fresca. A pele tem de estar completamente seca durante a aplicação dos produtos. O jornal britânico Daily Mail dá uma sugestão interessante: aplicar leite de magnésia com uma esponja (depois do hidratante e antes da maquilhagem) porque tem propriedades que absorvem a oleosidade. Vai deixar na pele uma espécie de resíduo mas que desaparece após a aplicação da maquilhagem. Vende-se nas farmácias (pode ver aqui).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Troque as bases por outras texturas

Entre as outras texturas incluem-se os primers, BB creams ou até as bases sem cor iluminadoras de que já falámos. Na verdade, o primer é o melhor que pode fazer no verão porque melhora a pele e permite que a própria maquilhagem dure mais tempo. Se não consegue abdicar da base nem no pico do calor, tem mesmo de usar texturas de longa duração e à prova de água.

6 fotos

Tenha sempre uma água na mala…

Mas claro que falamos de uma água termal ou sprays fixantes (que pode ver aqui) porque hidratam a pele, nutrem, acalmam, ajudam a proteger dos fatores externos e, quando aplicadas ao longo do dia, estimulam a pele a hidratar-se continuamente pelo que vão manter a oleosidade lá longe e, assim, fixar a maquilhagem.

Já está a morrer de calor? Estes sprays vão salvar-lhe a vida

…assim como outros produtos práticos para um SOS

Em pleno verão, mantenha a sua bolsa de cosméticos portátil simples e útil. A ideia é ter alguns produtos SOS para anular brilho, dar um retoque em caso de acidentes, matificar e proteger o rosto em caso de sol extremo.

6 fotos

Esqueça as sombras de olhos ou…

… escolha tons neutros que não deem azo a acidentes muito drásticos a meio do dia como pêssegos, nudes e rosas claro. Para evitar o visual oleoso nas pálpebras, aplique um primer de olhos ou, antes de aplicar a sombra, coloque um pouco de base na pálpebra. Vai criar uma camada que ajuda a fixar a sombra. Eyeliner? Sim, pode usar, mas tem de ser totalmente waterproof e de longa duração. O mesmo se diz da máscara de pestanas.

Batom? Ok mas escolha outras texturas

Os batons coloridos e até meio berrantes são mesmo para usar no verão mas tudo o que seja cremoso vai facilmente borrar em dias especialmente quentes. Assim, no verão, troque o seu batom por outras sugestões como as canetas, os lápis e os batons líquidos de alta fixação. São também menos propensos a derreter (até dentro da mala).

7 fotos

Troque todos os pós que usa

Claro que isto não se aplica ao pó compacto, é mesmo o único pó que deve usar. Sombra de sobrancelha? Troque-as por lápis ou ceras de longa duração porque, acredite, vai ficar com as suas sobrancelhas (pintadas) a derreter. O blush é outro dos exemplos: em áreas mais gordurosas do rosto (como as bochechas) pode criar um efeito envelhecido e pastoso. Assim, use um blush em creme que, além de ser mais fácil de espalhar, vai dar um resultado mais natural.