Todos os negócios com jogadores e treinadores de futebol mediados pelo empresário desportivo Jorge Mendes nos últimos três anos estão a ser investigados pela Inspeção Tributária e Aduaneira, escreve esta quarta-feira o Jornal de Notícias. Fonte da Autoridade Tributária diz mesmo àquele jornal que “tudo o que tem a ver com Jorge Mendes é suspeito“. As investigações surgem na sequência de uma grande operação de inspeção fiscal aos negócios desportivos que já envolve, em Portugal, pelo menos 13 clubes de futebol.

De acordo com o JN, o Fisco pretende inspecionar todos os negócios em que Jorge Mendes esteve envolvido nos últimos três anos, mas tal poderá vir a revelar-se uma tarefa complicada, uma vez que grande parte desses negócios passam por paraísos fiscais. A cooperação em matéria fiscal com os restantes Estados-membros da União Europeia e a estreita parceria com a Agência Tributária de Espanha, acrescenta o jornal, poderão ser formas de contornar esta dificuldade.

Fisco espanhol acusa Cristiano Ronaldo de fugir aos impostos de forma “consciente”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É, aliás, em Espanha que está a origem da maioria dos casos suspeitos, depois da divulgação da investigação ‘Football Leaks’ — sendo o mais mediático o de Cristiano Ronaldo, acusado pelo Fisco espanhol de fugir aos impostos nos seus negócios de direitos de imagem. A Autoridade Tributária está a investigar na mesma linha em Portugal, para tentar perceber se os mesmos mecanismos estarão a ser usados no país por jogadores dos clubes nacionais. Segundo escreve o JN, além do mecanismo dos impostos sobre os direitos de imagem (o alegadamente utilizado por Ronaldo em Espanha), estão a ser investigados em Portugal outros, designamente envolvendo prémios de assinatura e duplos contratos não registados na Federação e na Liga.

A empresa de Jorge Mendes, a Gestifute, garantiu em resposta ao JN que está a ser inspecionada e que “mantém com a Autoridade Tributária a colaboração e a transparência de sempre”. Explicando que este é um processo normal, a Gestifute sublinha que “está naturalmente sujeita a procedimentos de inspeção tributária” e garante ainda que a Autoridade Tributária escrutinou “todas as operações e documentos que entendeu analisar”.

O Jornal de Notícias escreve ainda que já há pelo menos 13 clubes nacionais a ser investigados pelo Fisco. Trata-se de um número bastante superior ao último divulgado oficialmente pela Autoridade Tributária, que em 2016 dava conta de estar a investigar seis sociedades anónimas desportivas. Em 2017 já foram investigados pelo menos mais sete clubes. No total, Benfica, F.C. Porto, Sporting, Braga, Vitória de Guimarães, Marítimo, Nacional, Tondela, Vitória de Setúbal, Arouca, Boavista, Estoril e Moreirense estão a ser investigados pelos negócios com jogadores e treinadores dos últimos três anos. Os inquéritos já estarão perto da conclusão e deverão estar fechados até ao outono, detalha ainda o JN.