As bolsas europeias seguem esta quinta-feira em terreno positivo, com os investidores a aplaudirem o anúncio da Fed de aumentar gradualmente as taxas de juro nos próximos anos.

Às 08h40 de Lisboa, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia a avançar 0,10% para 3.518,90 pontos.

As principais bolsas europeias estavam a transacionar entre os ganhos de 0,11% de Paris e os 0,42% de Madrid. Frankfurt seguia, por sua vez, a recuar 0,01%.

Lisboa seguia em linha com a tendência das principais congéneres europeias, com o principal índice, o PSI20, a avançar 0,29% para os 5.230,41 pontos.

Na agenda macroeconómica desta quinta-feira, destaque para a publicação dos dados da inflação em diferentes países.

Depois de na quarta-feira, os mercados terem aplaudido as declarações da presidente da reserva federal norte-americana (Fed), Janet Yellen, perante o Congresso, durante o qual anunciou que continuará a aumentar gradualmente as taxas de juro nos próximos anos.

No mercado de divisas, o euro sobe face ao dólar na abertura e troca-se a 1,1447 dólares, enquanto no de matérias-primas, o crudo de referência na Europa, o Brent, baixava até aos 47,60 dólares por barril.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR