Governo

Costa demite secretário de Estado das Florestas

242

Presidente da República dá luz verde à remodelação de Costa. Saíram 7 secretários de Estado e entram 8. Secretário de Estado das Florestas afastado de uma área que ganhou sensibilidade após Pedrógão.

MÁRIO CRUZ/LUSA

O primeiro-ministro já formalizou a remodelação do Governo e o Presidente já aceitou as sete exonerações e as oito nomeações para o Executivo. Uma das novidades é a saída do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, que é substituído pelo socialista Miguel Freitas (foi muitos anos presidente do PS-Algarve).

Além destas alteração, e entre as mudanças que ainda não eram conhecidas, Costa também exonerou Carolina Ferra, secretária de Estado da Administração e Emprego Público e para o seu lugar escolheu Maria de Fátima Jesus Fonseca. Esta é a segunda alteração no Ministério das Finanças que perde também o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, que é substituído por António Mendes Mendonça, advogado e presidente do PS-Setúbal.

Na Agricultura, a saída de Amândio Torres é a única registada e acontece um mês depois do incêndio de Pedrógão que desencadeou um debate sobre a necessidade da reforma florestal, que está a ser ultimada no Parlamento. A matéria será, em grande parte, gerida pelo detentor desta área de governação quer passará agora a ser agora Miguel Pisoeiro.

No Ministério dos Negócios Estrangeiros, sai Costa Oliveira e para a Internacionalização entra o deputado socialista Eurico Brilhante Dias. Outra saída, mais polémica, foi a de Margarida Marques, que deixa os Assuntos Europeus que passará a ser a pasta de Ana Paula Zacarias. Ao Observador, Margarida Marques disse que não pediu a demissão.

Da Presidência do Conselho de Ministros, sai o responsável pela coordenação do processo legislativo, Miguel Prata Roque, e entra Tiago Antunes. E na Economia, para o lugar de João Vasconcelos na secretaria de Estado da Indústria, entra Maria Teresa Lehman. Além disso, Marcelo Rebelo de Sousa aprovou ainda a escolha de António Costa para uma nova secretaria de Estado, a da Habitação. Ana Cláudia Pinho assumirá a pasta que ficará na dependência do Ministério do Ambiente.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rtavares@observador.pt
Governo

2019 no mundo e em Portugal

Inês Domingos

Vinte anos depois do calendário, passada a crise, 2019 é o ano em que política, social e economicamente entramos realmente no novo século. Este Governo está aflitivamente impreparado para o enfrentar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)