Os 25 metros de comprimento deste mamífero não passam despercebidos. Se já nos oceanos a beleza das baleias é incontornável, agora podemos ver uma das maiores exposta no Museu de História Natural de Londres.

O esqueleto da Baleia Azul substitui o do dinossauro da espécie diploco, Dippy, que estava em exposição no museu desde 1979 e que vai agora iniciar uma digressão pelo Reino Unido. As novas ossadas do mamífero são de 1892, foram originalmente exibidas em 1934 e instaladas como uma parte de renovação no Museu de South Kensington. Suspensas no ar, com a cabeça baixa e a mandíbula aberta, as ossadas dão as boas-vindas aos visitantes. A inauguração aconteceu na passada quinta-feira. Entre os convidados encontrava-se a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton.

“Este é um momento histórico para o museu e para milhões de pessoas de todo o mundo que nos visitam. A transformação de Hintze Hall [entrada do museu] representa uma nova era para nós como Museu de História Natural”, disse Michael Dixon, o diretor do museu, citado pelo The Telegraph. Acrescentou que colocar a Hope – o nome dado à baleia – no centro do museu, precisamente no meio de espécies vivas e extintas, “é um poderoso lembrete da fragilidade da vida e da responsabilidade que temos para com o Planeta”.

4 fotos

Até 2015, o esqueleto estava pendurado ao lado de uma outra baleia na galeria dos mamíferos, mas sem plena visão. Richard Sabin, o especialista de baleias do museu, fala da espécie como criaturas “incrivelmente misteriosas e complexas a nível comportamental”. Agora, num novo espaço, Hope pode exibir os seus 25 metros de comprimento e as quatro toneladas de ossadas. “É impossível não ser atingido pela escala desta bela criatura que mergulha na nossa direção quando entramos no museu”, disse Richard Sabian.

No vídeo publicado no Youtube, o Museu de História Natural revela que a equipa trabalhou durante cerca de três anos para se preparar para o momento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR