O F.C. Porto e o seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, foram absolvidos no processo “Apito Final”. A SAD portista e o dirigente tinham sido considerados culpados por “corrupção da equipa de arbitragem na forma tentada” no jogo Beira-Mar-FC Porto, disputado a 18 de abril de 2004, pela Comissão Disciplinar da Liga, em 2008. Mas, de acordo com o Jornal de Notícias, o Expresso e O Jogo foram agora ilibados pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

O F.C. Porto também já reagiu à decisão, através da newsletter “Dragões Diário”, dizendo que “a justiça tarda, mas por vezes chega mesmo“. O clube liderado por Pinto da Costa diz que a decisão é “uma derrota para todos os pseudo-justiceiros que, à margem da legalidade, mas sobretudo da decência, procuraram denegrir a imagem do F.C. Porto e de todos os que o servem, colocando em causa o mérito desportivo da única equipa que, ao longo dos últimos 50 anos, teve capacidade para prestigiar o futebol português através da conquista de títulos internacionais.”

Também no site oficial do clube consta uma nota, publicada este sábado, onde o FC Porto diz que, com esta decisão, “fica reposta a verdade desportiva da edição de 2007/08 da Liga, conquistada pelo FC Porto, no campo, com 20 vinte pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Sporting”.

Em 2008, na sequência da decisão, o FC Porto perdeu seis pontos (mas manteve-se campeão nesse ano) foi punido com uma multa de 150 mil euros, e Pinto da Costa foi condenado ao pagamento de 10 mil euros e suspenso por dois anos. Agora, tanto o clube como o presidente, foram ilibados.

Artigo atualizado com a nota publicada no site oficial do FC Porto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR