Pelo menos dez membros das forças armadas sírias e aliados morreram na sequência de um ataque do grupo radical Estado Islâmico (EI) na província de Homs, centro da Síria, indicou neste domingo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Membros do EI atacaram com um carro-bomba um grupo de soldados sírios, apoiados por milicianos nacionais e estrangeiros, na zona de Al Humeina, no deserto situado a este da província de Homs, acrescentou a organização não governamental.

Os mortos, a maioria deles de nacionalidade não síria, morreram na explosão e nos confrontos que se desencadearam em seguida entre os assaltantes dos EI e os efetivos militares do regime sírio. As forças sírias estão a avançar e a ganhar terreno ao grupo jihadista neste último reduto ainda controlado pelo Estado Islâmico na Síria.

Em paralelo, as Forças Armadas da Síria Democrática, uma aliança liderada por milícias curdas e apoiada pelos Estados Unidos, lançaram um assalto à cidade de Al Raqa, capital do califado proclamado pelo EI em 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR