55 horas e 47 minutos foi o tempo que Gil Azevedo demorou a dar uma volta ao mundo através de transportes convencionais, nomeadamente voos previamente marcados. A viagem foi feita entre 12 e 14 de fevereiro deste ano e foi aceite no final de junho pelo Guiness World Records como um recorde oficial. O recorde anterior pertencia ao britânico Michael Bartlett, que fez uma viagem semelhante em 57 horas e 27 minutos no ano passado, batendo um marco que já não era superado desde 1995.

Natural de Lisboa, Gil Azevedo reside e trabalha no Dubai e, a 12 de fevereiro embarcou num voo em Xangai, na China, com destino a Auckland, na Nova Zelândia. Daí, partiu para Buenos Aires, na Argentina e, de seguida, para Paris. A viagem de regresso passou por Moscovo: tudo isto em 55 horas e 47 minutos, num feito a que o jornal The National chama de um “eco dos exploradores portugueses que conquistaram o Novo Mundo no séc. XV”.

Azevedo revela ao jornal que se inspirou na “Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Júlio Verne e no histórico do Dubai em bater recordes: “Aqui no Dubai passamos o dia a ouvir falar de recordes a serem batidos, então decidi ver se era possível”.

Azevedo teve que respeitar algumas regras impostas pelo comité do Guiness, nomeadamente, teve que atingir pontos exatamente opostos, neste caso Xangai e Buenos Aires.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR