Chama-se Vivood e é um hotel de luxo, sustentável… e desmontável. Tem dois anos desde que abriu portas e a tendência é para crescer, garante o diretor do hotel.

Nasceu em Benimantell, na província espanhola de Alicante. O Vivood Landcape Hotel é um projeto hoteleiro de Daniel Mayo. É dirigido a um público adulto e que procura a natureza e o silêncio. Nos seus primeiros anos de vida, o primeiro hotel paisagístico de Espanha já acumulou uma dezena de prémios, mais de 21 mil hóspedes e a faturação superou os dois milhões de euros.

São razões para deixar Daniel Mayo contente já que, na opinião do próprio, as projeções iniciais “foram superadas”.

Jamais imaginávamos que no mercado nacional havia tanta necessidade de experiências diferentes, de conexão com a natureza, de luxo e evasão”, explica ao El Español.

Como funciona?

A infraestrutura é feita em madeira, tem uma estrutura totalmente flexível e pode ser montada de diferentes formas em cima de uma base móvel. Por ser dividida em placas pré-fabricadas, a casa é “construída” em algumas horas e não é preciso recorrer a muitas ferramentas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como é flexível, o tamanho da casa pode variar de acordo com a escolha do formato. Assim, ela pode ir até 32 metros quadrados, com 2,5 metros de altura. A base é adaptável para qualquer tipo de terreno, inclusive em áreas íngremes, sem a necessidade de fazer grandes perfurações no solo.

A ideia de casa desmontável nasceu há uma década, quando Daniel ainda estudava arquitetura. Na altura, desenhou um modelo de casa de madeira desmontável. Foi idealizada como uma vivenda de emergência depois de uma catástrofe natural e Daniel acabaria por orientar esse projeto para o turismo, depois de vencer um concurso de jovens empreendedores que premiava projetos com valor para a sociedade.

O vídeo de apresentação do conceito:

As 25 suites que compõem o hotel estão instaladas numa área de 84 metros quadrados no vale de Guadalest. O alojamento tem 25 suites e está totalmente integrado na natureza, no entanto toda a instalação pode reverter-se.

No primeiro ano de serviço faturou mais de 1.3 milhões de euros. Foi o triplo do registado no segundo semestre de 2015, quando abriram portas. Ainda assim, o resultado global está com perdas de algo superior a 59 mil euros, mas o diretor acredita que o rendimento está perto. “Em 2017 vamos faturar mais do que no ano anterior, [o rendimento] vai chegar este ano”.

O Vivood vai acolher, em outubro, o primeiro Congresso Mundial de Hóteis Paisagísticos, por ocasião do Ano Internacional do Turismo Sustentável, onde se irá debater as tendências do setor ou a arquitetura.