A terceira geração do BMW Z4 tem conhecido uma gestação, no mínimo, atribulada. É que depois de ter sido avançada a possibilidade de não ser construída, “ressuscitou” enquanto um produto desenvolvido em conjunto pela marca bávara e pela Toyota. E, já mais recentemente, viu adiado o seu lançamento lá mais para o final de 2018. Sucede agora que, afinal, o futuro (?) Z4 poderá vir a dar um ar da sua graça ainda antes de versão de produção ser desvendada. Mais concretamente, já este ano, em Agosto, durante um dos mais famosos concursos de elegância automóvel realizados nos EUA, mais concretamente, em Pebble Beach, Califórnia.

Embora marcada desde já pela (suposta) decisão do fabricante em, contrariamente ao que aconteceu ao longo de toda a história do modelo, manter a designação Z4, a terceira geração do popular roadster surgirá no concurso de elegância norte-americano ainda e apenas como concept. Uma vez que o modelo – que na Toyota deverá adoptar a legendária designação “Supra” – está ainda em fase de desenvolvimento.

Conhecido internamente na BMW pelo nome de código “G29”, o modelo foi já apanhado, por diversas vezes, em fotos-espia. Mas a forte camuflagem dificulta uma percepção concreta daquelas que serão as suas futuras linhas.

Ainda assim, tomadas parecem estar já algumas decisões, nomeadamente quanto à capota, a qual deverá voltar a ser em lona. Sendo que, num dos protótipos de desenvolvimento observados em testes, terá sido possível apurar igualmente que a unidade em causa era uma versão S2.0i, a debitar 195 cv de potência e 320 Nm de binário. Com o propulsor a acoplar uma caixa manual de seis velocidades, algo que certamente agradará a muitos puristas que têm no modelo um dos seus automóveis de sonho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR