O incêndio que começou pelas 15h51 de segunda-feira perto de Cavalinho, na freguesia de Mosteiro, Oleiros, está em fase de resolução, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Na página digital da ANPC, o fogo estava, pelas 4h30, “em resolução”, isto é, “sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido”, mantendo-se no local 296 operacionais, apoiados por 98 meios terrestres.

As chamas fizeram com que, por precaução, tenham sido evacuadas algumas habitações, designadamente das localidades de Roqueirinho e Mosteiro, das quais foram retiradas cerca de duas dezenas de pessoas para a residencial de estudantes da vila de Oleiros, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Marques.

À meia noite desta terça-feira, permaneciam “apenas três pessoas na residencial”, tendo as restantes sido acolhidas por familiares, adiantou o autarca.

O combate ao fogo mobilizava, ao final da tarde de segunda-feira, duas centenas de operacionais (mais de 300 ao início da noite), 65 viaturas e quatro meios aéreos.

De acordo com a página da ANPC, continuam ativos, pelas 5h00, quatro incêndios rurais, em Alijó (Vila Real), em Mangualde (Viseu), em Rochoso, concelho da Guarda, e em Freixo de Numão, concelho de Vila Nova de Foz Côa (Guarda).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR