Quando Luis Fonsi escreveu o tema Despacito estaria longe de imaginar que esta seria a música mais ouvida de todo o sempre na Internet. Um dia acordou com o ritmo na cabeça, que surgiu tão naturalmente como um bocejo. Na tarde desse mesmo dia, escreveria o hit, como contou ao Observador.

O vídeo no Youtube já conta com mais de 2,5 mil milhões de visualizações e a música latina já foi ouvida cerca de 4,6 mil milhões de vezes nos vários serviços de streaming. Gangnam Style e Sorry, de Justin Bieber, foram destronadas pelo músico e compositor portoriquenho de 39 anos. Há quem diga que o tema só se tornou um sucesso quando Justin Bieber so cantou, mas a verdade é que, desde janeiro deste ano – data em que foi lançado -, já era um êxito na América Latina.

Não a procurei [inspiração], veio até mim e depois, nessa tarde, comecei a escrever a canção em redor disso. Escrevi a canção em quatro horas”, contou o porto-riquenho ao Observador.

Com quase vinte anos de carreira, Fonsi sabe que o seu tema “está a fazer história” e afirma ter “muito orgulho nisso”. A música, que é número 1 em vários países, fez com que o cantor recebesse a notícia de que o fenómeno só teria acontecido com outras duas canções latinas: La Bamba e La Macarena. “E agora é Despacito. Estou orgulhoso do que a música anda a fazer e estou feliz de que as pessoas estejam a gostar dela”, afirma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entrevista a Luís Fonsi. Como ele criou o fenómeno viral da canção “Despacito” em 4 horas

A Internet não ficou parada e surgiram inúmeras versões e paródias nas mais variadas línguas. Um dos vídeos mais famosos foi protagonizado por três italianos num carro, no qual se queixavam de ouvir o hit constantemente e em todo lado. Quando o tema começou a tocar na rádio, começaram todos a cantar e a dançar. O vídeo foi tão viral, que o próprio Fonsi entrou na brincadeira e juntou-se aos três jovens.

https://www.youtube.com/watch?v=jk_7xSvajrg

As paródias na língua portuguesa também não tardaram a ser lançadas. Em Portugal nasceu o Um Manguito pelos madeirenses 4Litro e até um vídeo de apoio nas autárquicas; e, no Brasil, o Dez p’rás Cinco.

Despacito? Deixem de ser burros."Jo-Sé-CarLos"PS de Vila Pouca de Aguiar a arriscar entrada directa nos tops!

Posted by Tesourinhos das Autárquicas 2017 on Thursday, June 8, 2017

https://www.youtube.com/watch?v=F91tQd4kgBE

O ritmo serve para tudo desde dançar no balneário como para ridicularizar inúmeros temas, desde consultas no dentista até ao dinheiro.

https://www.youtube.com/watch?v=7kOKDdocGyc

Luis Fonsi deu um esta terça-feira à noite no no Campo Pequeno e seguiu para o Multiusos de Gondomar, onde atua esta quarta-feira.