A seleção portuguesa de futebol feminino dá esta quarta-feira um passo histórico no seu percurso, ao disputar o primeiro jogo num Europeu de seniores, defrontando a Espanha, em Doetinchem, na Holanda.

Trinta e seis anos depois de cumprir o primeiro jogo, em 1981, a seleção está no Europeu da Holanda, integrada no Grupo D, no qual fará a estreia frente às espanholas, em encontro agendado para as 18h00 locais (17h00 em Lisboa).

Será um reencontro com a equipa espanhola, com a qual Portugal perdeu por duas vezes na fase de grupos, por 4-1 na Covilhã e por 2-0 em Badajoz.

Para chegar ao Europeu, a equipa orientada pelo selecionador Francisco Neto conseguiu o apuramento na última vaga, no ‘play off’, ao empatar a um golo em Cluj, com a Roménia, depois da igualdade a zero no Estádio Restelo. Valeu o golo fora.

O jogo, que se disputará no Estádio De Vijverberg, em Doetinchem, terá arbitragem da sueca Pernilla Larsson, e a equipa portuguesa tem todas as jogadoras a 100 por cento, com boletim clínico ‘limpo’, como disse na terça-feira o selecionador Francisco Neto.

No Grupo D, Portugal terá ainda como adversárias a Escócia, a 23 de julho, em Roterdão, e Inglaterra, a 27 de julho, em Tilburgo. As duas formações britânicas também se defrontam hoje, pelas 20h45 locais (19h45 em Lisboa), em Utrecht.