A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) apresentou esta quarta-feira um “compromisso unitário para a governabilidade”, o primeiro para um próximo governo de oposição.

“Quando um país decide mudar, não há força que o possa deter. Por isso, a mudança política na Venezuela não só é imparável, mas iminente. A unidade democrática chegou a um compromisso unitário para facilitar a governabilidade, eficiência e estabilidade do vindouro Governo de Unidade e Reconstrução Nacional”, explicou o deputado Freddy Guevara, durante a leitura do acordo, numa conferência de imprensa em Caracas.

Segundo o documento, a que a agência Lusa teve acesso, o primeiro objetivo de um Governo de unidade opositora, será a “justiça social”, um “compromisso com os mais pobres”.

“O primeiro será a aplicação de um plano de atenção imediata à crise humanitária, com ênfase na alimentação (abastecimento e preços) e saúde (medicamentos e atenção médica), e a necessidade de dar respostas concretas ao legítimo descontento popular, com apropriado sentido de urgência e prioridade”, adiantou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, um programa de ataque “ao grave problema da insegurança, da violência e criminalidade, que inclua a depuração e saneamento dos corpos policiais (…), o desarmamento e desarticulação de grupos paramilitares que têm sido armados pelo atual regime e a atenção sistemática a fatores que se identificaram como causa e aumento da violência”.

“Reforçar a unidade democrática como plataforma política (…), assim como criar uma grande frente social em que estejam presentes todos os setores do país, incluindo os que hoje adversam a necessidade de câmbio”, declarou.

A MUD compromete-se “a um programa comum de unidade nacional”, mediante “um Governo de Unidade e Reconstrução Nacional, amplo, pluralista e incluidor”, em que o candidato presidencial opositor será escolhido através de eleições primárias da oposição e renunciará ao direito à reeleição imediata à Presidência da República.

“Comprometemo-nos a respeitar a Constituição. O nosso compromisso é que nunca mais as Forças Armadas sejam usadas e humilhadas em benefício de uma parcialidade política (…) aos titulares dos poderes públicos que tenham cometido graves violações ou delitos contra os venezuelanos ou a Constituição”.

Segundo o documento, será realizada uma política descentralizadora e não haverá retaliação política ou perseguição de quem milite em partidos políticos distintos ao Governo de unidade.