Um golo solitário e tardio de Kemar Lawrence (88) colocou esta segunda-feira a Jamaica na final da Gold Cup em futebol, frente aos Estados Unidos, valendo o triunfo por tangencial 1-0 sobre o México, detentor do troféu.

Em Pasadena, Califórnia, Estados Unidos, e perante 50.000 adeptos mexicanos no estádio Rose Bowl, os reggae boys vingaram-se da derrota da final de 2015, na altura por 3-1.

Esta foi a primeira vez que a Jamaica se impôs ao México em oito desafios nesta competição, sendo que averbavam cinco derrotas e dois empates.

O único golo foi marcado através de um livre direto, que não deu hipóteses ao guarda-redes Jose Corona, decisivo nos jogos do México frente a Curaçau na fase de grupos e Honduras nos quartos de final.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na fase de grupos, em desafio igualmente muito equilibrado, as equipas tinham empatado 0-0.

O México, a quem Portugal venceu no jogo para atribuição do terceiro lugar na Taça das Confederações, na Rússia, não jogou com os portugueses Corona, Herrera, Layun, do FC Porto, e Jimenez, do Benfica.

A final será disputada no Levi’s Stadium, em Santa Clara, frente aos Estados Unidos, que tinham vencido a Costa Rica por 2-0 e que procuram o sexto título na 10.ª final que disputam.

Em 2015, a Jamaica afastou os norte-americanos nas meias-finais, com 2-1.