Um incêndio que deflagrou esta tarde, no Largo Aquilino Ribeiro, em Setúbal, ameaçou habitações e levou à evacuação do Hotel do Sado. Maria das Dores Meira, presidente da câmara de Setúbal, garantiu que “o incêndio está a ceder”. O que significa que uma das duas frentes do fogo já foi dominada.

Setenta bombeiros de diversas corporações, 21 viaturas e um helicóptero estão envolvidos no combate a um incêndio que deflagrou esta tarde de terça-feira perto de Setúbal, disse à agência Lusa Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Ao contrário da informação avançada pelo Jornal de Notícias, o Hospital da Luz não foi evacuado pelas autoridades nem há fumo no seu interior. O incêndio está a aproximar-se do edifício mas “dentro do Hospital, está tudo tranquilo e a decorrer na normalidade”, confirmou fonte do Hospital ao Observador.

A Proteção Civil Municipal de Setúbal está a apelar à população da Quinta dos Vidais e da Reboreda para abandonar o local devido à proximidade do incêndio. “Apelamos à população para se dirigir para zonas de menor risco, designadamente para a avenida Luísa Todi, ou outras”, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil Municipal. Maria das Dores Meira garantiu que “todos os meios estão a ser acionados” para garantir as refeições e o alojamento das pessoas que foram retiradas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Patrícia Gaspar, o incêndio deflagrou numa zona florestal no Casal dos Combros, à entrada de Setúbal e, cerca das 19h45, ainda estava ativo.

Familiares de moradores na zona do incêndio disseram à agência Lusa que o fogo estava relativamente próximo de algumas moradias e de uma bomba de gasolina na EN 10 (que liga Vila Franca da Xira a Almada, com passagem por Alcácer do Sal e Setúbal), que está cortada ao trânsito, mas a ANPC diz não ter informação de qualquer zona sensível que esteja na linha de fogo.

Trata-se de um incêndio de “largas proporções”, avança o Diário da Região.

O fogo terá começado numa zona de mato e o alerta foi dado pelas 18h00.

Posted by José Pedro Calheiros on Tuesday, July 25, 2017

A Proteção Civil confirmou ao fim desta tarde que foram contabilizadas 104 ocorrências em todo o país, com concentração especial nas frentes de incêndio nos distritos de Santarém e Castelo Branco que mobilizam mais de 1500 operacionais, cerca de 500 viaturas e cerca de 20 meios aéreos.

Incêndios. “A situação é muito grave” em Mação

Última atualização às 21h25