Google, Facebook e Apple são os três maiores impérios tecnológicos e as suas sedes e escritórios passam essa mesma mensagem: uma mensagem de grandeza e ostentação, sim, mas também de serviço público. Quando o domínio passa do espaço virtual para o espaço físico, o objetivo é que seja tudo facilmente identificável, desde os tons de azul do Facebook às cores primárias do Google, tudo refletido em arquitetura excecional e inovadora.

Esta arquitetura e excelência não está ao alcance de qualquer um. Os arquitetos e designers responsáveis pelos maiores e mais caros escritórios são capazes de inventar novos materiais e fazer com que materiais convencionais sejam aproveitados como nunca antes foram.

O Facebook apostou num estilo inacabado, industrial e open space, com jardins exóticos no telhado e muitos espaços de diversão. A Apple não se afasta da sua linha limpa, perfecionista e futurista, com uma sede circular enorme (cerca de 1,6 quilómetros de diâmetro). Já a Google não larga os iogas, os cafés, as salas de sesta e a simplicidade com que vincou a Internet há 18 anos (e que pode agora abandonar).

O Google vai ter uma nova página de entrada

Conheça os escritórios destas gigantes tecnológicas na fotogaleria em cima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR