As buscas pelo jovem que este domingo desapareceu no mar em Porto da Cruz, Machico, na Madeira, foram suspensas após o pôr-do-sol e serão retomadas na segunda-feira, segundo o comandante da Capitania do Porto do Funchal.

“Continua desaparecido, fizemos buscas num perímetro alargado, quer para sul, quer para norte, quer para fora do local onde o jovem desapareceu mas nada encontramos. As buscas foram feitas por via aérea, sobre o mar e subaquáticas”, explicou Silva Ribeiro.

Paulo Silva Ribeiro referiu ainda à agência Lusa ter suspendido após o pôr-do-sol [21h15 horas] e mandado regressar ao porto do Funchal os meios que estiveram afetos às buscas, operação que continuará segunda-feira “com outro dispositivo”, esclareceu o Comandante da Zona Marítima da Madeira.

Uma lancha da Capitania do Porto do Funchal sairá às 07h30 horas e “farei deslocar também um piquete da Polícia Marítima para, juntamente com os Bombeiros Municipais de Machico, fazer uma busca por terra”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Silva Ribeiro referiu ainda que as condições de mar durante as buscas eram “normais e razoáveis”, adiantando também que as mesmas estavam igualmente boas durante a madrugada, altura em que o jovem desapareceu.

“Deve ter sido uma onda um pouco maior que o deve ter pegado assim como ao companheiro que o acompanhava e arrastou-os para o mar”, observou.

Dois jovens encontravam-se na madrugada na captura de caranguejos na freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, a leste da Madeira, quando foram surpreendidos por uma onda que os arrastou para o mar.

Um deles conseguiu nadar e chegar a terra mas, o outro, um jovem com cerca de 25 anos, continua desaparecido.

O alerta foi dado pelas 01h30, as buscas foram efetuadas pela Marinha portuguesa com duas embarcações e um navio patrulha, pelo SANAS — Associação Madeirense de Socorro no Mar e pelo helicóptero das FAP.

No local também estiveram os Bombeiros Municipais de Machico e a Polícia Marítima.