A Madeira e o Algarve vão estar ligados em breve por um ferry boat de transporte de passageiros e carga que fará, pelo menos, uma ligação semanal entre Funchal e Portimão. O Governo Regional da Madeira, avança esta segunda-feira o diário Público, está a finalizar o concurso para a ligação que já foi aprovado por Bruxelas e que custará aos cofres regionais três milhões de euros anuais durante três anos.

O caderno de encargos impõe não só que haja pelo menos uma ligação semanal, mas também que esta se faça sem interrupções, a uma velocidade que permita que a viagem dure menos de 24 horas e que o ferry tenha uma lotação de, pelo menos, 300 passageiros.

A nova linha, explica também o Público, tem como principal core o transporte de mercadorias. O objetivo do Governo Regional é precisamente reduzir o tempo de viagem das mercadorias entre a Madeira e o continente, que dura atualmente cerca de quatro dias, já que a ligação passa pelas Ilhas Canárias. Isto pode permitir baixar o preço de alguns produtos que entram e saem da Madeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR