A exposição com obras originais da pintora Paula Rego, inaugurada há um mês no centro comercial Colombo, em Lisboa, foi visitada por mais de 100 mil pessoas e irá receber 21 quadros inspirados na obra literária “Peter Pan”. Intitulada “O Mundo Fantástico de Paula Rego”, a exposição com obras da pintora portuguesa radicada em Londres vai receber as novas obras a 22 de agosto, substituindo o conjunto de 26 peças inspirado na obra literária “Jane Eyre”, de acordo com a organização.

Patente na Praça Central do Centro Colombo até 27 de setembro, com entrada livre, a exposição vai manter as restantes obras de pintura, gravura e litografia até essa data. A mostra “cruza histórias pessoais e universais”, explicou à agência Lusa, na inauguração, há um mês, a curadora Catarina Alfaro. “A obra da Paula Rego é muito coerente na forma como se tem organizado, e permite, através da literatura e das suas próprias experiências, fazer o cruzamento das histórias pessoais e universais”, declarou a curadora na inauguração.

Entre outras, estão expostas as pinturas “Fada Azul e Pinóquio”, e “The Cigarette”, e a série de 25 peças inspiradas na obra literária de Charlotte Brontë. Os parceiros da iniciativa do Colombo são a Casa das Histórias Paula Rego e a Fundação D. Luís I, ambas em Cascais. Em abril deste ano, estreou-se em Portugal um documentário sobre a vida e obra da artista plástica, intitulado “Paula Rego, Histórias & Segredos”, realizado pelo cineasta Nick Willing, filho da pintora.

Também foi inaugurada uma nova exposição, com o mesmo título, na Casa das Histórias Paula Rego, com recriação do ateliê da pintora, a série de pinturas sobre depressão e uma seleção das obras mais importantes da artista. Essa mostra conta com cerca de 80 obras e ocupa as sete salas do museu, apresentando algumas pela primeira vez em Portugal, como a série “Depressão”, revelada em março, em Londres.

A iniciativa “A Arte chegou ao Colombo” foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais — Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro.

Seguiram-se depois o Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a exposição “Andy Warhol — Icons” (2013), a instalação interativa “The Pool” da artista norte-americana Jen Lewin (2014) e a “A Divina Comédia de Salvador Dalí” (2015). No ano passado, a praça central do Colombo recebeu a exposição de fotografia de Terry O’Neill — “Faces of the Stars”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR