Três em cada cinco eleitores britânicos que votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia no referendo do ano passado aceitam que a economia britânica sofra um impacto significativo se a contrapartida for retirar o bloco das comunidades europeias, de acordo com uma sondagem publicada esta terça-feira.

Para os eleitores britânicos, a saída do Reino Unido da União Europeia é uma questão maior que o dinheiro. Foi isto mesmo que a YouGov foi tentar saber numa sondagem onde falou com 2043 eleitores que votaram a favor do Brexit e outros 2.248 que votaram a favor.

Entre as pessoas que votaram a favor do Brexit, 61% terão a opinião que um impacto significativo na economia britânica dessa saída é um custo aceitável para garantir que o Reino Unido abandona a UE. Apenas 20% consideram que um eventual custo dessa ordem de grandeza seria motivo para reverter a sua posição.

Entre os maiores defensores do Brexit, a opinião muda quando questionadas sobre se diriam o mesmo caso o impacto negativo na economia resultante do Brexit se fizesse sentir no seu bolso. Neste caso, apenas 39% dos que defendiam o Brexit independentemente do impacto na economia o continuam a fazer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mesma pergunta, ao contrário, foi feita aos eleitores que votaram a favor da manutenção do Reino Unido na União Europeia.

Se a o custo de manter o Reino Unido na UE fosse um impacto significativo na economia, apenas 34% dos consultados manteriam o seu voto.

Por outro lado, cerca de 20% dos que votaram contra o Brexit admitem que eventuais danos elevados na economia seriam um custo aceitável a pagar só para dar uma lição a quem votou a favor do Brexit.