Uma avioneta descontrolada aterrou esta tarde de quarta-feira no areal da praia de São João da Caparica, em Almada, atingindo mortalmente duas pessoas: uma rapariga de 8 anos e um homem de 56. As vítimas não tinham relações familiares. Esta informação foi confirmada pela Capitania do Porto de Lisboa e pela Autoridade Marítima Nacional.

Os dois ocupantes da aeronave saíram ilesos e ficaram com termo de identidade e residência, depois de terem sido interrogados pela Polícia Marítima, afirmou Paulo Isabel, capitão do Porto de Lisboa aos jornalistas no local. “Amanhã serão ouvidos pelo Ministério Público”, adiantou também o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional.

[jwplatform qGLO0iVl]

A mesma fonte explicou que há uma pessoa ferida, “uma senhora que se terá magoado no ombro, nada de grave”, um ferimento que terá feito “a proteger a neta”. A zona da praia onde aconteceu o acidente ficou interditada, mal chegaram os meios de socorro, com a Capitania a garantir que não existiam “riscos associados” à avioneta que ficou a aguardar pela peritagem para ser retirada do local. O aparelho só foi retirado da praia horas depois, ao início da noite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Imediatamente antes da aterragem de emergência, o piloto da avioneta reportou “mayday” à torre de controlo, o que indica que o aparelho “tinha uma avaria ou anomalia técnica”, explicou o capitão do Porto de Lisboa. Agora vai seguir-se uma investigação judicial, conduzida pelo Ministério Público, e uma investigação técnica, pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA).

[jwplatform RnN7rCHy]

De acordo com Paulo Isabel, os “relatos referem que a avioneta se aproximou lentamente do solo, sem ruído“, admitindo que possa ter havido uma “falha mecânica”, o que já está a ser investigado pelo GPIAA. Tratava-se de um voo de instrução, com dois tripulantes: um homem com cerca de 30 anos e outro de 56. Quando saíram do aparelho, os dois ocupantes da avioneta foram insultados por algumas pessoas que estavam na praia e que assistiram ao acidente. Chegaram mesmo a ter de ser protegidos pelos nadadores salvadores.

Uma das testemunhas do acidente contou ao Observador que estava na praia a jogar à bola quando viu uma avioneta aparentemente descontrolada a vir em direção ao areal. Aterrou na areia molhada e atingiu duas pessoas que estavam na praia. No momento que falou com o Observador, estava a chegar a polícia marítima e um helicóptero.

[jwplatform mfuBnG8x]

O ambiente na praia foi de grande confusão, com pessoas a chorar e muita gente em torno das duas vítimas mortais. Os dois corpos permaneceram na praia enquanto as autoridades recolhiam elementos para a investigação.

A avioneta particular pertence ao Aeroclube de Torres Vedras, mas estava cedida “há vários anos” à Escola de Aviação G-air, confirmou o comandante do Aeroclube João Carlos Francisco, ao Observador. O comandante garantiu que a avioneta tinha a “manutenção em dia”. O vice-presidente da G-air, Nelson Ferreira, revelou que se tratava de um voo de treino que estava a ser feito por um “instrutor bastante experiente” que terá começado assumido o comando do aparelho a partir do momento em que “se tornou um voo de emergência“. O instrutor, de 56 anos tinha “milhares de horas de pilotagem”, informa uma nota de imprensa enviada pela G-air.

O porta-voz da Autoridade Marítima Nacional explicou que a aeronave “tinha um plano de voo aprovado para voar entre Cascais e Évora. E aterrou em situação de emergência”.

A porta-voz da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, disse ao Observador que o alerta foi recebido às 16h51 e a que a Proteção Civil mobilizou seis veículos e 17 operacionais para a zona. No site da Proteção Civil o caso está a ser descrito como “acidente aéreo”.

[jwplatform pvaezrM7]

Contactado pelo Observador, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários confirma que já foram informados do acidente que resultou de uma aterragem de emergência e já seguiram para o local para investigar as causas.

O guionista João Quadros está na praia e publicou no Twitter fotos do acidente.