O Festival de Cinema de Locarno começa esta quarta-feira na Suíça e tem a longa-metragem portuguesa “Verão Danado”, primeira obra de Pedro Cabeleira, na competição para jovens realizadores, mas o programa inclui outros filmes de produção nacional.

Com estreia mundial marcada para sexta-feira na secção “Cineastas do presente”, “Verão danado” é uma ficção, mas retrata um tempo que é também o do realizador e dos mais de 100 jovens atores e técnicos que entram no filme.

Foi feito com pessoal da nossa idade, que tinha acabado a escola. Houve essa energia que foi contagiante entre uns e outros, principalmente entre os atores. Faziam 20 papéis no filme. Houve esta luta que não foi só minha. Foi uma luta de muita gente para que isto acontecesse“, contou Pedro Cabeleira, de 25 anos, à agência Lusa.

Em Locarno, serão ainda exibidas a curta-metragem “O homem de Trás-os-Montes”, de Miguel Moraes Cabral, fora de competição e o documentário “António e Catarina”, produção portuguesa da romena Cristina Hanes, na competição de curtas. A estes juntam-se ainda dois filmes com coprodução portuguesa: “9 dedos”, filme de F.J. Ossang na competição oficial, e “Milla”, de Valerie Massadian, na competição de jovens realizadores.

O festival de Locarno cumpre a 70.ª edição até ao dia 18 e conta na competição pelo Leopardo de Ouro com 18 filmes, como a produção brasileira “As boas maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra – com direção de fotografia do português Rui Poças -, “Ta peau si lisse”, de Denis Côte, e “La telenovela errante”, rodada nos anos 1990 por Raoul Ruiz e finalizada pela mulher, Valeria Sarmiento.

Jean-Pierre Léaud, Albert Serra, Paul Hamy, Fanny Ardant, Dario Argento, Natassja Kinski e Jean-Marie Straub estão entre os convidados desta edição. O realizador Todd Haynes, o ator Adrien Brody e o diretor de fotografia José Luis Alcaine receberão prémios de honra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR