O príncipe Philip conclui oficialmente, esta quarta-feira, os seus 64 anos enquanto consorte real, um dos mais longos mandatos de sempre da monarquia britânica. O marido da rainha Isabel II abandona as suas funções reais aos seus 96 anos.

O homem com a maior longevidade de sempre da família real está casado com a monarca britânica desde 1947 e a sua retirada de funções oficiais foi anunciada em maio deste ano. No comunicado era dito que o duque de Edimburgo decidira “não continuar a levar a cabo compromissos públicos a partir do outono deste ano”. O mesmo comunicado ressalvava que Philip pode continuar a acompanhar a Rainha em eventuais cerimónias.

O Observador preparou na altura uma fotogaleria com os principais momentos de vida do consorte. Pode ver ou rever esses momentos neste artigo.

Do casamento à reforma: o príncipe Philip em fotos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O príncipe Philip era ainda conhecido por protagonizar alguns comentários inconvenientes nas aparições públicas. Recorde aqui algumas das maiores gaffes dadas pelo duque.

“Declaro esta coisa inaugurada, o que quer que seja”. 12 gaffes memoráveis do príncipe Philip

O Palácio de Buckingham recebe durante a tarde desta quarta-feira um desfile da Royal Navy, a Marinha Real Britânica, com o objetivo de angariar fundos para a instituição. Está também previsto um discurso de Philip, que marca assim o encerramento oficial das suas funções reais na monarquia britânica.