A solução, embora para já disponível apenas no mercado americano e somente no monovolume compacto Honda Odyssey Elite 2018, promete ser o sonho tornado realidade de qualquer chefe de família, cansado da balbúrdia que as crianças habitualmente fazem no banco de trás. Denominada CabinWatch, permite não só visualizar, permanentemente, os bancos traseiros, como até mesmo dirigirmo-nos aos seus ocupantes, se necessário for, para colocá-los em sentido. Por exemplo, utilizando uma voz igualzinha à do vilão da “Guerra das Estrelas”, Darth Vader.

A tecnologia tem por base uma câmara panorâmica apontada aos bancos de trás, que graças ao posicionamento no tecto do habitáculo consegue mostrar inclusivamente um bebé colocado em sentido contrário ao da marcha, através de imagens projectadas em tempo real num ecrã táctil, colocado no topo da consola central. Onde, através de uma série de comandos, os ocupantes dos lugares da frente podem, entre outras funcionalidades, fazer zoom de uma qualquer determinada zona do habitáculo, ou visionar os filmes e aplicações que os petizes possam estar a utilizar. Não deixando de os ver mesmo quando, dentro do carro, está escuro como breu.

Mas porque não basta ver, o sistema permite ainda, através do simples premir de um botão, denominado CabinTalk (conversa de cabine, em português), aos adultos falarem, através do sistema de som da viatura, com os ocupantes nos lugares traseiros. Utilizando para tal a sua voz natural ou uma voz adulterada e mais assustadora – por exemplo, a voz metálica de Darth Vader.

A confirmar a elevada funcionalidade do sistema, não apenas a possibilidade de falar com os ocupantes das filas de trás, como também ouvir aquilo que dizem. Sendo que, no caso das crianças, é inclusivamente possível pausar qualquer filme que possam estar a visionar nos ecrãs traseiros do sistema de entretenimento, ou interromper aquilo que estão a ouvir nos auscultadores ligados ao sistema de som, para que prestem atenção àquilo que lhe queremos dizer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR