Um estudo da Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que as alterações climáticas têm levado ao aumento dos suicídios de agricultores na Índia. São cerca de 59 mil os agricultores que nos últimos 30 anos cometeram suicídio por causa da destruição do setor agrícola, de acordo com a análise.

O estudo publicado na revista científica PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), pela investigadora Tamma A. Carleton, mostra que um dos fatores que contribui para esse aumento é a crescente destruição das culturas agrícolas, principalmente porque a agricultura é o principal meio de subsistência de muitos pequenos agricultores. De acordo com o relatório, por cada grau que aumenta a temperatura acima dos 20 graus durante a época fértil, acontecem mais 67 suicídios.

Esta análise da Índia, que tem um quinto de todos os suicídios do mundo, mostra que o clima, e especialmente a temperatura, tem uma forte influência no número de suicídios”, lê-se no relatório.

O estudo procurou também soluções e considera importante haver ajuda psicológica e económica a estes agricultores. A investigadora sugere ainda uma adaptação deste setor ao aumento das temperaturas.

Os dados foram retirados de um arquivo com informações entre 1967 e 2013. No entanto, não devem ser considerados conclusivos, isto porque só desde 1995 é que se começaram a ser estabelecidas as causas de suicídio – antes dessa data não é possível distinguir quem tinha cometido suicídio.

As alterações climáticas têm causado tempestades, ondas de calor e de seca por todo o país. Segundo dados de 2013, 52% das famílias indianas que sobrevivem da agricultura têm dívidas e cerca de 60% do total de terrenos cultivados dependem exclusivamente da chuva. A agricultura já chegou a representar um terço do PIB da Índia. Atualmente, este setor contribui com apenas 15% para esse valor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR