Mais do que dizer o que cada sonho significa, Jacqueline Towers vê nos seus símbolos algumas pistas do que está por vir. Antecipar o futuro é o objetivo do seu último lançamento, O Pequeno Livro dos Símbolos dos Sonhos, e se, em alguns casos, as mensagens são bastante óbvias — se sonhar que sobe um lance de escadas, o significado será necessariamente bom –, noutros, as conclusões a tirar podem ser bem mais rebuscadas.

Além de médium, psicómetra e terapeuta de reiki, a autora é a ainda vice-presidente da British Astrological and Psychic Society. No livro, juntou mais de 700 símbolos. Já alguma vez sonhou que uma avestruz lhe dava um pontapé? Ou que estava a preparar uma salada? Corremos as 184 páginas e encontrámos significados verdadeiramente surpreendentes.

“O Pequeno Livro dos Símbolos dos Sonhos”, publicado em Portugal pela Editorial Presença, custa 12,90€. ©Divulgação

Isto não é o que parece

O livro está cheio de interpretações que contrariam tudo o que seria de esperar de um determinado elemento. Quem diria que sonhar com um cemitério é presságio de felicidade e prosperidade? Mas é. Na verdade, os piores pesadelos podem mesmo esconder os melhores augúrios. Se em sonhos apanhar a sua cara metade numa traição daquelas, tranquilize-se. A autora diz que pode vir aí uma boa herança a caminho. Outra situação pouco desejável: ter de recorrer à casa de banho de uma estação de serviço. De facto, se é para acontecer, que seja durante o sono. Apesar da especificidade da situação, a interpretação não podia ser mais favorável: todos os problemas com que se depara atualmente vão desaparecer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não se deixe impressionar pelo cheiro do alho. Na realidade, sonhar com um dentinho que seja é sinal de que a riqueza e a fama lhe vão bater à porta. Se para as mulheres, sonhar com ballet é absolutamente inofensivo, para os homens o caso muda de figura. Eles que fiquem de pé atrás, porque as suspeitas de traição podem ter fundamento. Já fazer as malas, um dos momentos mais desejados do ano, pode não ser assim tão maravilhoso. Reza o livro que um sinal de estagnação ou, agora citando, de que “não vamos conseguir sair da cepa torta”.

Sonhos, os melhores indicadores financeiros

Prosperidade e boa sorte nos negócios repetem-se vezes sem conta ao longo do livro. Parece que, pelo menos segundo Jacqueline Towers, os sonhos têm muito para nos dizer sobre dinheiro. Se um sonho meter âncoras pelo meio, é um aviso para começar a economizar. Se sonhar que está a vestir um casaco a alguém, quer dizer que mais cedo ou mais tarde alguém lhe vai pedir dinheiro emprestado. Se, pelo contrário, lhe vestirem um casaco a si, então aí será você o pedinchão. Nesta matéria, uma gema de ovo é do mais auspicioso que há, pois está diretamente ligada ao primeiro prémio da lotaria.

Alguma vez sonhou com tomates? Não? Que pena

Este sonho não tem género. Um tomate que seja já é o suficiente para garantir muito sucesso, amor e sexo. Mas não é o único símbolo a prometer uma boa vida sexual. Se um homem sonha com alguém que usa um perfume forte, é sinal de que tem um relacionamento escaldante à sua espera. O mesmo presságio, para homens e mulheres, pode estar presente no ato de comer ostras ou sempre que, em sonhos, encontrar marinheiros em terra. E ainda não fica por aqui. Mãos grandes igual a bom sexo, enquanto mãos pequenas remetem para infidelidade.

Deu de caras com um enfermeiro ou enfermeira? Vem aí uma relação séria. Continuando nas profissões, se for um ou uma florista, vai depender dos status atual. Separação para os comprometidos, romance para os solteiros. Estava a mascar uma pastilha? É altura de evitar one night stands. Por muito paradisíaca que seja, sonhar com uma selva não é lá muito bom sinal. Segundo o livro de Jacqueline Towers, pode vir a ter de pôr fim à relação em breve.

Salsichas são triângulos amorosos? Como assim?

Já lhe tínhamos dito que alguns sonhos podem ter significados verdadeiramente imprevisíveis, este é só um deles. Segundo a autora, se sonhou que estava a comer uma salsicha, é provável que possa vir a estar metido num triângulo amoroso daqueles. Ainda no departamento amoroso, mas com culinária à mistura, dois outros sonhos dignos de nota: fritar o que quer que seja é sinónimo de infelicidade, fazer saladas depende do género. Eles têm de ser cautelosos, pois podem andar a dar amor à pessoa errada. Elas devem ser menos atiradiças.

Aparentemente, os animais também têm muito para nos dizer. Sonhar com avestruzes é bom e fica melhor ainda se alguma nos der um pontapé. Macacos são sinónimo de inimigos por perto, da mesma forma que os tigres podem alertar para o facto de alguém próximo andar a consumir drogas. Se em sonhos lhe aparecer um talhante à frente, esqueça as cartas de recomendação, porque ninguém vai escrever uma única linha boa a seu respeito. Outra precaução a curto prazo: se senhor com acrobatas, evite viajar na semana seguinte. Se o mau presságio o desanimar, pode sempre tentar sonhar que está a soprar um corno. Parece que é sinal de que vai começar a receber mais convites para festas e jantares.