A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu este sábado que a legislação para permitir a reforma por inteiro aos 60 anos de quem começou a descontar antes dos 15 anos deve estar pronta antes do próximo Orçamento do Estado.

“Achamos que este pacote específico para vítimas de trabalho infantil, para quem começou a descontar antes dos 15, deve estar pronto o mais rápido possível e antes do Orçamento do Estado [para 2018]”, referiu este sábado a coordenadora do Bloco de Esquerda.

Catarina Martins falava em Braga, após uma visita ao Mercado Municipal, onde que foi confrontada por muitos populares com longas carreiras contributivas, mas que continuam sem ter direito à reforma.

“Dar já o direito à reforma a quem tem 60 anos e começou a trabalhar criança é uma medida comportável do ponto de vista financeiro pela Segurança Social sem nenhum problema”, afirmou.

Catarina Martins acrescentou ainda que essa é uma medida “da mais elementar justiça” para a geração que foi “vítima de trabalho infantil” e para os jovens atuais que querem entrar no mundo do trabalho.

Por isso, Catarina Martins defendeu que essa matéria deve ser legislada de imediato. “Sem prejuízo de, depois, continuarmos a negociar sobre outras matérias das pensões”, ressalvou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR