A polícia italiana revelou, este sábado, que deteve um homem de 30 anos suspeito de ter raptado, drogado e tentado vender na Internet como escrava sexual Chloe Ayling, uma jovem modelo britânica de 20 anos. A jovem esteve sequestrada de 11 a 17 de julho, dia em que o raptor a deixou à porta do consulado britânico em Milão.

A jovem modelo, cuja identidade não é ainda conhecida, viajou até Milão no passado dia 11, achando que iria participar numa sessão fotográfica, mas foi raptada logo na estação central, tendo sido também por essa ocasião drogada com ketamina e levada dentro da bagageira de um carro para uma casa de campo em Borgial, uma aldeia perto de Turim, segundo os relatos da jovem, noticiados pelo jornal italiano Corriere della Sera. A polícia italiana entretanto fez uma reconstituição do rapto e publicou imagens dos locais onde os raptores mantiveram a modelo cativa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a imprensa italiana, Lukasz Pawel Herba, de nacionalidade polaca — que contou com a ajuda de um cúmplice para raptar a jovem, despi-la e fotografá-la — ameaçou a modelo de a pôr à venda na Internet caso a família não pagasse um resgate de 300 mil dólares (mais de 253 mil euros) em bitcoins.

A verdade é que mesmo sem resgate, passados seis dias, o raptor acabou por entregar a jovem modelo à porta do consulado britânico em Milão. Segundo o Corriere della Sera, o raptor terá decidido libertá-la depois de descobrir que era mãe de uma criança pequena e a ter considerado inadequada para o tráfico sexual.

A polícia não conseguiu porém ainda perceber se realmente o raptor tentou vender a jovem na Internet como escrava sexual ou se foi apenas bluff para conseguir que o agente e a sua família pagassem a verba exigida. “A pressão psicológica que a jovem sofreu foi brutal”, disse Serena Ferrari, uma das agentes policiais envolvidas na investigação. “Ela estava muito assustada.”

A polícia britânica está a investigar o caso, com o apoio das polícias italiana e polaca. E o Governo britânico já está a prestar apoio à modelo.