Um navio do século XVI, provavelmente ibérico e em bom estado de conservação, foi descoberto na costa de Esposende, noticia este domingo o jornal Público. Já antes centenas de peças tinham sido encontradas na praia de Belinho, incluindo objetos de carga e madeiras da embarcação, e deixaram a comunidade científica internacional em alvoroço. Mas a surpresa acabaria por ser bem maior do que o esperado.

O navio encontra-se “praticamente intocado”, estando protegido por uma camada de sedimentos. Ao todo, a equipa responsável acredita que a embarcação terá cerca de 30 metros de comprimento.

Não se sabe ainda de onde veio e para onde seguia o navio que algures no século XVI — os investigadores traçaram uma linha do tempo que abrange os anos 1520 a 1580 — foi atraiçoado pelas águas que ditam os ritmos do mar junto à costa de Esposende. É igualmente cedo para determinar o que aconteceu à tripulação que seguia a bordo do navio.

Uma coisa é certa, tal como frisa a investigação do Público, este poderá ser um dos mais importantes achados a nível mundial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR