No comentário político que faz semanalmente na SIC, Marques Mendes disse que a sondagem divulgada na sexta-feira pela SIC e pelo Expresso era “um sério aviso” para que o PSD e o CDS “parassem para refletir”. O comentador acrescentou ainda que está na altura de estes dois partidos “acentuarem diferenças em relação ao poder”.

De acordo com o barómetro de agosto divulgado pelo Expresso e pela SIC, o PS continua a subir na intenção de voto dos portugueses e a ganhar vantagem em relação ao PSD — António Costa reuniu 40,8% de intenções de voto, mais 0,4 pontos percentuais do que na última sondagem, quando o PSD reuniu apenas 28,1%, menos 0,5 pontos percentuais do que na anterior.

Se as eleições fossem hoje, o PS ganhava com 40,8% do votos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Perante este resultado, Marques Mendes reforçou que se o PSD e o CDS não melhorarem nos próximos meses, correm o risco de passar oito anos seguidos na oposição. “A alternativa são oito anos de oposição. É melhor pensarem nisto antes que seja tarde”, disse. O comentador salientou ainda que o foco dos partidos deve estar nas autárquicas, mas que depois das eleições, a oposição devia “pensar em novas causas” para acentuar as diferenças em relação ao Governo.

Apesar do resultado positivo do PS, Marques Mendes não acredita que António Costa consiga uma maioria absoluta nas eleições legislativas de 2019, por três razões. A primeira é que uma maioria absoluta exige “44 ou 45% dos votos” e isso “é muito difícil”. Segundo, é preciso pedi-la expressamente aos eleitores, o que não será fácil, tendo em conta que precisa do apoio dos parceiros de coligação, Bloco de Esquerda e PCP. A terceira é que a ideia de o PS ter uma maioria absoluta tem a oposição de muita gente, sobretudo do PSD e do CDS.

Sobre os “calcanhares de Aquiles” do Governo, o comentador e ex-líder do PSD disse que eram dois: a dívida pública — que continua a subir e está agora em 250 mil milhões, representando 130% do PIB — e o regresso das greves dos juízes, enfermeiros e técnicos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

No final, Marques Mendes elogiou a iniciativa do Observador de apoiar a reflorestação de Alvares — uma das aldeias afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande — em 60 mil euros.

https://observador.pt/videos/atualidade/marcelo-os-incendios-e-a-iniciativa-do-observador/