Pega no telemóvel, tira uma fotografia catita e o que faz com ela? Partilha-a. Esta é a realidade de 700 milhões de utilizadores mensais do Instagram, e a Apple sabe-o. A gigante tecnológica inaugurou a sua conta do Instagram esta segunda-feira, com o objetivo de partilhar “um olhar através das lentes de utilizadores de iPhone por todo o mundo”.
Cada álbum é uma compilação do trabalho de um fotógrafo, que em voz off explica o conceito das suas fotografias. A Apple encoraja todos os utilizadores de Instagram que fotografem com iPhone a partilhar as suas fotografias com a hashtag #ShotoniPhone (fotografado com iPhone).
A Apple já gere uma série de contas dedicadas aos seus produtos, nomeadamente o Apple Music, iTunes, Carpool Karaoke entre outros. Contudo (e é de estranhar), nunca teve uma conta para destacar a fotografia dos iPhone, que representa uma grande parte do marketing da empresa. O slogan “Shot on iPhone” já foi visto em outdoors por todo o mundo e o Instagram é a principal plataforma dedicada de partilha de fotografias para qualquer pessoa que utilize um smartphone. Seria, portanto, lógico que se tirasse partido dessa exposição.
Mas não é assim tão simples. O vice-presidente de marketing, Phil Schiller, apagou a sua conta do Instagram em 2012 quando a aplicação se estreou no mercado Android. Na altura justificou-se ao dizer que a aplicação não condizia com o sistema operativo e que tinha ficado demasiado abrangente, apesar de ter sido nomeada (pela Apple) a app do ano 2011.
Mas seja em iOS ou Android, o Instagram já tem 700 milhões de utilizadores mensais, um público impossível de ignorar, especialmente quando se quer vender a câmara de um telemóvel.