O I-Pace Concept conquistou a classificação absoluta na 16.ª edição dos North American Concept Vehicle Awards. O protótipo que antevê o primeiro Jaguar totalmente eléctrico – o I-Pace, que será posto à venda em 2018 – alcançou a pontuação máxima e conquistou o prémio de “Most Significant Concept Vehicle”. Como se isso não bastasse, o conceito foi ainda distinguindo com o galardão “Production Preview Concept of the Year”.

Mais de duas dúzias de especialistas seleccionaram um total de 24 veículos, introduzidos nos EUA nos salões automóvel de 2017 que decorreram em Los Angeles, Detroit, Chicago, Toronto e Nova Iorque.

O director de Design da Jaguar, Ian Callum, frente ao concept agora premiado pelos norte-americanos

Os prémios foram atribuídos no Concours d’Elegance of America, destacando os veículos com mais probabilidades de moldar o futuro da indústria automóvel. E disso mesmo fazem eco as palavras do avaliador Ashly Knapp, que descreveu o I-Pace Concept como um “marco na tecnologia automóvel”. E foi ainda mais longe:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O SUV menos poluente, mais limpo, mais silencioso, com menor manutenção e custos de funcionamento fabricado até à data. O SUV mais bonito de sempre. Em breve, mal ouviremos o seu motor eléctrico de quase 400 cv, que equipa este I-Pace com tracção integral, a circular nas nossas ruas. Um binário de 680 Nm e uma autonomia que ronda os 785 Km são os ingredientes necessários para dar início a uma aventura de luxo.”

Mas os comentários elogiosos do júri não se ficaram por aqui. “Belo e futurista, desde o interior ao sistema de locomoção, o I-Pace Concept é o claro vencedor”, opinou Michael Bettencourt.

Já Gary Vasilash não admite contestação: “Será que um crossover pode ser sexy? Até à data a resposta tem sido muito duvidosa. O I-Pace Concept é de cair para o lado. Ponto final.”

E Lauren Fix entende que o fabricante britânico está no caminho certo: “A Jaguar melhorou substancialmente a marca em muitos aspectos, e o I-Pace Concept indica o novo caminho a seguir.”