A polícia alemã prendeu dois turistas de nacionalidade chinesa por terem feito uma saudação nazi à porta do Parlamento alemão enquanto tiravam fotografias.

A detenção aconteceu no sábado, em Berlim, e os detidos vão ainda responder criminalmente por terem praticado gestos de uma organização considerada “não constitucional” – uma das acusações frequentemente dirigidas a membros da extrema-direita.

De acordo com as autoridades, os dois homens, de 36 e 49 anos, podiam sujeitar-se a uma pena de prisão que podia ir até três anos, mas foram ambos libertados depois de cada um ter pagado uma fiança de 500€.

Segundo a BBC, um porta-voz da polícia contou à agência AFP que os dois homens podia sair do país durante a investigação e que, caso lhes seja aplicada alguma multa, o valor da fiança que já pagaram provavelmente cobriria essa multa.

A Alemanha tem leis restritas no que toca ao discurso de ódio e à utilização de símbolos ligados a Hitler ou ao nazismo. A saudação nazi é precisamente um dos gestos proibidos, entre outros símbolos que o governo proíbe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR