O vento forte deverá manter-se até quinta-feira, mas há mais aviões a conseguir aterrar no aeroporto do Funchal esta terça-feira e a normalidade parece estar a ser reposta.

As abertas na intensidade do vento na pista do Aeroporto Internacional da Madeira permitiram, até às 9h15 desta manhã, a chegada de sete voos provenientes de diversos locais, tendo já saído os três da TAP previstos. Nestas condições são algumas as aeronaves que antes de desistirem da tentativa de aterragem ainda pairam na zona de espera para se poderem fazer à pista. Situação que já aconteceu esta manhã com um voo da companhia Easyjet.

Os fortes ventos que se fazem sentir no principal aeroporto do arquipélago da Madeira desde sexta-feira, já provocaram o cancelamento de mais de 100 voos, afetando cerca de 15 mil passageiros, segundo um balanço feito na segunda-feira à tarde pela ANA.

O vento vai manter-se moderado a forte de nordeste com rajadas na ordem dos 80 quilómetros por hora nos extremos Leste e Oeste da Madeira e nas terras altas, até ao final do dia de quarta-feira, havendo a possibilidade de prolongar-se até quinta-feira, disse já hoje à agência Lusa fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Só para esta terça-feira estão previstos mais de 50 movimentos no aeroporto Internacional da Madeira que apenas se irão realizar na totalidade se o vento der tréguas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR