Conhecida pelo luxo extremo que exibe nos seus modelos, ainda que sempre de acordo com os gostos e as preferências dos seus clientes, a britânica Bentley tem na Mulliner a principal responsável por alguns dos mais exuberantes (e extravagantes) carros recentemente produzidos pelo fabricante de Crewe. Espécie de desafio cuja fasquia acaba de ser elevada, com a divulgação de um projecto bem diferente: o mais pequeno Bentley de sempre.

Com a identidade de um duas portas Flying Spur, ainda que diferente do modelo que tradicionalmente lhe serve de base, o Continental GT, este Bentley “mini”, que mais parece ter sido comprimido num torno – mas sem qualquer amolgadela na carroçaria –, tem um comprimento total menor que a distância entre eixos do sedan tradicional, que é de 3,066 m de comprimento! Razão pela qual, apesar (certamente) dos esforços dos técnicos da marca britânica, esta proposta não possui bancos dianteiros. Apenas os confortáveis bancos traseiros – e com o mesmo generoso espaço para pernas já conhecido do Flying Spur convencional.

Contudo, se está já a pensar em comprar um Bentley destes, lamentamos ter de desiludi-lo, mas não será possível. Isto porque se trata de uma unidade exclusivamente destinada aos empregados da marca britânica.

Conforme recorda a própria companhia, este é o sexto ano consecutivo em que a Bentley é eleita “Melhor Empregador” pelo britânico “Top Employers Institute”. Sendo que, só este ano, o construtor abriu as portas a 60 candidatos a participarem no seu programa de aprendizagem, centrado não apenas nas áreas relacionadas com a produção e engenharia, mas também finanças, compras, recursos humanos, vendas e marketing.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2 fotos

Além da oportunidade de trabalharem no pequeno Flying Spur, os candidatos aceites nestes programas de aprendizagem, que a Bentley mantém há mais de quatro décadas e que cuja duração varia entre três e quatro anos, são ainda desafiados a recuperar um clássico T-Series de 1965. Aprendendo assim como, e de que forma, é feito o luxo.

No entanto, embora não deixe de pensar no futuro, a marca de Crewe tem de estar concentrada no presente. Não se pode distrair, uma vez que tem pela frente um calendário bastante apertado: não só está a terminar um modelo particularmente importante como é o novo Continental GT, cuja apresentação ao público deverá ter lugar até ao final do ano, como continua a desenvolver a próxima geração do Flying Spur, além da variante híbrida plug-in do sucesso chamado Bentayga.