As repartições de Finanças estão a receber queixas e contestações de contribuintes casados que foram notificados por carta a pagar o novo adicional do IMI e que podiam estar isentos de fazer este pagamento se tivessem entregue uma declaração a requerer a tributação conjunta, por serem casados, noticia o Dinheiro Vivo.

Os contribuintes não se terão apercebido que tinham de entregar essa declaração ao fisco para que não tivessem de pagar o novo imposto e, por isso, estão agora a apresentar contestações junto do fisco.

Por serem casadas, estas pessoas beneficiam de uma isenção do pagamento deste imposto nos imóveis que, em conjunto, estejam avaliados até 1,2 milhões de euros. No entanto, para ter esta isenção os contribuintes teriam de apresentar uma declaração ao fisco entre os dias 1 de abril e 31 de maio, algo que não terão feito.

Estes contribuintes estarão a receber contas para pagar este imposto em setembro que, em alguns casos, chegam a várias centenas de euros.

O Fisco terá enviado 212 mil notificações para pagamento deste novo imposto. Destas, 15 mil terão sido enviadas a particulares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR