Depois de, em Novembro passado, notícias avançarem que a marca dos quatro anéis teria decidido adiar o desenvolvimento da nova geração do popular A3, eis que agora é a (habitualmente bem informada) Autocar a noticiar que a quarta geração do familiar compacto chegará não só mais tarde – lá mais para 2019 -, como já sem a carroçaria original, o três portas. A culpa é do mercado, mas também do Dieselgate.

Segundo a publicação britânica, na base da decisão estará não só a menor procura que o três portas tem no mercado, mas principalmente a necessidade de optimizar e reduzir custos, como forma de responder às dificuldades impostas pelo escândalo das emissões.

O último três portas deverá sair da linha de produção dentro de mais ou menos dois anos, um pouco antes da chegada da nova geração A3. Sendo que, com o desaparecimento da carroçaria mais desportiva, caberá ao A3 Sportback desempenhar o papel de único hatchback mais tradicional na oferta do construtor de Ingolstadt.

Mas se o três portas desaparece, a verdade é que a família não encurtará, já que estará previsto o lançamento de mais uma variante do actual A3 Limousine, ligeiramente maior e com mais espaço interior, além de maior capacidade na bagageira. Proposta que, segundo fontes da Audi ouvidas pela Autocar, só deverá chegar em 2021, na forma de um cinco portas liftback.

Embora nada seja ainda oficial, a opção por uma variante deste género é explicada pelos responsáveis da Audi com a necessidade de continuar a responder ao sucesso alcançado pela rival Mercedes-Benz, com os seus CLA e CLA Shooting Brake, assim como à já noticiada decisão da BMW de passar a disponibilizar o seu Série 1 Saloon, originalmente destinado apenas ao mercado chinês, no resto dos mercados mundiais.

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