Autárquicas 2017

PSD tenta impugnar listas de Rui Moreira

566

Candidatura social-democrata entregou nove pedidos de impugnação da candidatura do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Álvaro Almeida considera que candidatura induz eleitores em erro.

JOSÉ COELHO/LUSA

O candidato do PSD à Câmara Municipal do Porto, Álvaro Almeida, apresentou nove pedidos de impugnação das listas de Rui Moreira para as autárquicas de outubro. De acordo com o jornal Público, o social-democrata considera que a candidatura do atual presidente da autarquia induz os eleitores em erro.

Uma das questões levantadas por Álvaro Almeida tem que ver com o facto de Rui Moreira fazer referência ao termo “partido” nas suas listas, e isso aplica-se às listas para a câmara municipal, mas também para as assembleias e juntas de freguesia. Citado pelo Público, Álvaro Almeida defende que este termo “induz os leitores em erro, fazendo passar a ideia de que há um ‘partido local’ no Porto ligados à candidatura independente de Rui Moreira”.

Outro ponto prende-se com a utilização da imagem do próprio Rui Moreira nas listas para os diferentes órgãos autárquicos. ““Se não é candidato não pode ter nome nos boletins de voto”, defende Almeida, citado pelo mesmo jornal.

O tribunal terá de pronunciar-se até à próxima segunda-feira, mas o diretor de campanha do presidente da Câmara do Porto, Nuno Santos, diz que ainda não foi informado dos pedidos de impugnação. Os responsáveis da candidatura estão, no entanto, “tranquilos”. “Temos a certeza absoluta de que fizemos tudo bem e, até ao momento, tudo foi aprovado pelo tribunal”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

Portugal, um país à prova de fake news /premium

José Diogo Quintela

Porra Vasily! Então, mas o que é que andas a fazer, pá? Portugal não necessita dos nossos trolls, nem das nossas fake news. Os partidos tradicionais encarregam-se de escangalhar a imagem da democracia

Eleições Europeias

Populismo e eleições europeias

Ricardo Pinheiro Alves

O crescimento do populismo xenófobo é alimentado pelo aumento do populismo igualitário, conduzindo a uma progressiva radicalização da vida pública como se observa actualmente nos países desenvolvidos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)