Inicialmente foi o Carocha, o primeiro veículo produzido pela Volkswagen que, se viu a unidade número 1 rolar da sua linha de montagem em 1938, assistiu posteriormente à produção 21,5 milhões de exemplares. Mas ao Type 1, o Carocha, seguiu-se o segundo modelo da gama, o Type 2, um furgão que tanto podia ter fins comerciais como visar o transporte de passageiros, e que personificou o veículo emblemático da revolução hippie dos anos 60: o célebre Pão de Forma.

Com um valor muito elevado enquanto usado, especialmente as unidades da primeira geração, comercializadas entre 1949 e 1967, o Pão de Forma teve a sua mais recente concentração num evento que ligou a cidade onde nasceu a Volkswagen àquela onde está instalada uma das suas fábricas de veículos comerciais.

Unidades vindas de toda a Europa formaram um “comboio” de 350 Pães de Forma, todos eles em perfeito estado de conservação, que depois rumaram a Hanôver, onde acabariam por participar activamente no VW Bus Summer Festival, uma festa ao ar livre onde não faltou a música e muito menos o álcool. Mas não para o Pão de Forma que, à excepção de umas unidades brasileiras, sempre funcionou a gasolina.

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