Até hoje, algo surpreendentemente, sem oferta substancial naquele que é um dos segmentos de maior procura no mercado, o dos SUV compactos, a Volkswagen prepara-se para rapidamente recuperar o tempo perdido – no imediato, com o lançamento do seu crossover mais pequeno, o T-Roc. Que chega agora em mais teasers e com a promessa de “Ready to Roc”.

Modelo com produção agendada para a fábrica portuguesa da Autoeuropa e que, em termos de line-up, ficará posicionado abaixo do Tiguan, o Volkswagen T-Roc tem revelação oficial agendada para 23 de Agosto. Estando igualmente prevista a sua presença no próximo Salão Automóvel de Frankfurt, agendado para Setembro.

Embora o desvendar total esteja ainda a alguns dias de distância, já não existem muitas dúvidas de que o T-Roc utilizará a hoje em dia muito popular (no grupo automóvel alemão) plataforma MQB, apontando-se igualmente a possibilidade de vir a contar, no futuro, com um sistema de propulsão híbrido, ainda não desenvolvido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já quanto ao design, o crossover compacto anuncia linhas exteriores desportivas e cativantes, ainda que com todos os actuais elementos do ADN Volkswagen. Os quais estarão bem presentes no interior do habitáculo, onde deverá manter-se a abordagem mais conservadora e centrada na qualidade, já tradicional nos produtos da marca alemã.

T-Cross. Mini SUV da VW já acelera no Nürburgring

Contudo, o T-Roc poderá não ser a única cartada do construtor de Wolfsburg neste domínio. Já que a este modelo deverá seguir-se um outro, ainda mais compacto e muito provavelmente destinado ao segmento B, que poderá ter por base o pequeno protótipo T-Cross Breeze, apresentado há mais de um ano. Embora, ao contrário do concept, não nos pareça muito plausível que o modelo venha a surgir numa carroçaria descapotável. Ainda que, olhando para “excentricidades” como o Range Rover Evoque Convertible, o melhor mesmo seja nunca fiar…