Futuro topo de gama na cada vez mais completa oferta SUV do fabricante de Ingolstadt, o Audi Q8, espécie de crossover coupé de luxo rival de propostas como o BMW X6 ou Mercedes-Benz GLE Coupé, estará cada vez mais próximo da concretização. A demonstrá-lo, a imagem agora divulgada pelo site AutoPareri, que mostra uma unidade de desenvolvimento a circular já praticamente sem qualquer camuflagem, mas acima de tudo com linhas exteriores que pouco diferem das do muito elogiado concept que foi apresentado, já este ano, em Detroit.

Apanhado, ao que tudo indica, em estradas alemãs, o Q8 que nos é dado agora a observar confirma que os designers da marca dos quatro anéis tudo fizeram para produzir um modelo o mais fiel possível ao concept. Nomeadamente, na traseira, onde é possível observar luzes traseiras quase iguais às do protótipo, um spoiler a prolongar o tejadilho, além de um pára-choques com difusor integrado e duas ponteiras de escape. Não dando apenas para perceber se a versão de produção, que à partida não deverá diferir muito da unidade agora avistada, contará igualmente, e a exemplo do concept, com a fina tira de luz a unir os dois farolins.

Audi Q8 Concept antevê futuro SUV topo de gama

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recorde-se que o futuro Q8 adoptará a mesma plataforma e tecnologias do actual Q7 e da futura geração Volkswagen Touareg, sendo também de esperar que possa vir a ter com uma versão RS. Até porque o fabricante terá já apresentado um pedido de registo da denominação RS Q8.

Embora com arranque da produção agendado apenas para o próximo ano, na fábrica do grupo Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia, a imagem do Q8 agora publicada deixa a ideia de que o SUV estará já muito próximo do final do seu processo de desenvolvimento. Levando a acreditar que a Audi conseguirá manter a promessa de apresentar a versão de produção já no início do próximo ano. Muito provavelmente, logo no primeiro salão automóvel do ano, em Detroit; o mesmo certame onde foi desvendado o Q8 Concept.

Uma vez em comercialização, o Audi Q8 passará a pontificar no topo da oferta SUV da marca dos quatro anéis, posicionamento que, pelo menos nas versões mais equipadas, faz prometer preços bem acima dos 100 mil euros.