A economia portuguesa terá crescido “ligeiramente acima dos 3%” durante o segundo trimestre de 2017, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A estimativa foi adiantada por Luís Marques Mendes durante o habitual espaço de comentário da atualidade na SIC. O ex-presidente do PSD disse que o ritmo de evolução, que o Instituto Nacional de Estatística divulgará nesta segunda-feira, será superior aos 2,8% que se registaram durante os três primeiros meses do ano.

“Tudo isto é muito positivo”, considerou o comentador sobre o facto de as exportações terem crescido 12,% durante o primeiro semestre de 2017 e de a taxa de desemprego ter baixado para 8,8%. Marques Mendes disse que o país está a crescer “de forma correta” e assinalou que Portugal vai registar “o maior crescimento desde o início do século”.

Sobre a polémica que estalou a propósito do adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o antigo líder social-democrata defendeu o alargamento do prazo de pagamento. Em causa está o facto de a opção pela tributação conjunta, mais benéfica para os contribuintes, ter de ser pedida à administração fiscal através de uma declaração, informação que era desconhecida de muitos dos titulares de património imobiliário sujeito ao adicional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR