O Presidente timorense está reunido esta segunda-feira com os líderes da Fretilin e do CNRT, os dois partidos mais votados nas legislativas de julho, respectivamente, Mari Alkatiri e Xanana Gusmão, num encontro que não estava agendado.

O encontro decorre no palácio presidencial, onde o acesso aos jornalistas foi vedado, desconhecendo-se o teor da agenda da reunião.

Não foi possível obter qualquer explicação sobre a decisão de impedir a entrada dos jornalistas, que estão concentrados numa das entradas laterais do complexo, desde cerca das 16h (8h00 em Lisboa).

Este é o primeiro encontro entre Mari Alkatiri e Xanana Gusmão desde as legislativas de 22 de julho e ocorre numa semana decisiva para a formação do novo governo timorense.

O Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) de Xanana Gusmão tinha deliberado que ia ser oposição e a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) convidou o terceiro e quinto partidos mais votados, o Partido Libertação Popular (PLP) e o Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO), respetivamente, para entre os três, encontrarem uma plataforma de governação.

Mari Alkatiri tinha dado conta dessa possível plataforma, numa reunião esta manhã com o chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR