Elétricos

Suecos da Northvolt querem competir com a Tesla

A Northvolt quer construir na Suécia a maior fábrica de baterias de iões de lítio da Europa, com uma capacidade de produção de 32 GWh e capaz de rivalizar, em dimensão, com a Gigafactory da Tesla.

© 2017 Northvolt AB

Autor
  • Francisco António
Mais sobre

O fabricante de baterias sueco Northvolt prepara-se para concluir, no próximo Outono, uma ronda de captação de investimentos, visando a obtenção de uma soma final a rondar os 100 milhões de euros. Objectivo: construir uma enorme fábrica de baterias com uma capacidade de produção de 32 gigawatts-hora (GWh), que custará qualquer coisa como 4.000 milhões de euros. Algo que, a acontecer, permitirá à empresa rivalizar com a famosa Gigafactory da Tesla. Será, conforme o anunciado, “a maior fábrica de baterias de iões de lítio da Europa”.

Segundo as previsões da companhia, a nova instalação deverá estar totalmente operacional dentro de aproximadamente seis anos, sendo que a Northvolt espera dar início à primeira fase da fábrica na segunda metade de 2018, com a pré-produção de baterias a arrancar cerca de um ano depois. Seguindo-se a entrega das primeiras células para baterias, em meados de 2020.

À procura de um local onde erigir a nova infra-estrutura, neste momento, são apontadas pela Northvolt duas hipóteses, ambas na Suécia: Vasteras, perto de Estocolmo, e Skelleftea, no norte do país.

Uma vez concluída esta primeira ronda de angariação de fundos, que tem como prazo-limite o próximo Outono, a Northvolt tem já prevista uma segunda ronda, em que fixa como meta reunir entre 1,2 e 1,4 milhões de euros. Montante que servirá para a companhia construir a primeira fase da infra-estrutura, a qual terá uma capacidade de produção instalada de 8 GWh/ano. Ou, dito de outra forma, cerca de 400 milhões de células para baterias.

O CEO da Northvolt, Peter Carlsson

Já com a fábrica em pleno, Peter Carlsson disse à Bloomberg esperar utilizar “seis milhões de metros de ânodo e cátodo”, que são dois dos elementos fundamentais das baterias de iões de lítio, “por dia” – o que corresponderá, por exemplo, a “cobrir o Equador com uma nova faixa destes eléctrodos, todas as semanas”.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)