Dubrovnik, na Croácia, é palco das principais cenas da Guerra dos Tronos. Se, na série, a disputa pelo trono de ferro e a chegada do inverno são as grandes ameaças a King’s Landing, na vida real são os problemas relacionados com o turismo que começam a assombrar a cidade.

Os planos são precisamente reduzir o número de visitantes autorizados a entrar na zona histórica da cidade para 4.000, contou o presidente do município recentemente ao The Telegraph. Mato Franković defende que a mudança tem como objetivo “proteger a qualidade da experiência dos turistas nesta cidade croata”, conta. O próprio acredita que o seu plano pode prejudicar a economia local a curto prazo, mas vai fornecer mais proteção da área a longo prazo.

Vamos perder dinheiro nos próximos dois anos – um milhão de euros, talvez, ao cortar o número de turistas -, mas no futuro, vamos obter muito mais. Merecemos ser um destino de qualidade superior”, afirmou Mato Franković.

No entanto, os alertas não são de agora. Já no ano passado, após uma inspeção da UNESCO no centro histórico de Dubrobnik, foi detetado que a rápida expansão de visitantes, principalmente vinda de cruzeiros, gera riscos para a conservação dos monumentos locais. Na última década, o número de visitantes aumentou de 473,9 mil, em 2006, para 1 milhão no ano passado, dos quais 748,9 mil vieram dos 529 cruzeiros que passaram pela cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E se este Património da Humanidade, rodeado pelo mar Adriático, já era conhecido, começou a atingir proporções muito maiores quando a série Guerra dos Tronos foi lançada pela HBO.

Gravações de episódios de Guerra dos Tronos nas ruas estreitas de Dubrovnik

Atualmente, há várias lojas dedicadas exclusivamente à série e tours para conhecer pessoalmente os locais onde foram gravadas cenas chave. Dubrovnik está repleta de igrejas, mosteiros, palácios e fontes de estilos gótico, renascentista e barroco, tudo cercado por uma imensa muralha medieval.